sábado, 28 de novembro de 2015

O que aprendeste na escola?

A MMV anda numa escola católica. Há umas semanas, na resposta ao habitual "Como correu o teu dia? O que aprendeste na escola?" lá nos explicou que tinha aprendido que os meninos bons iam para ao pé de Jesus e que os meninos maus iam para ao pé do monstro. Não sei se originalmente lhe contaram a história com um monstro, mas pelo menos foi o que ela apreendeu. Eu não sou grande fã de Infernos e afins, mas sou grande fã de tudo o que faça a minha filha portar-se bem, pelo que, embora já não me recorde bem, sou capaz de ter aproveitado a deixa para lhe dar mais uma esfrega de "Pois, tens de te portar bem" e "Tens de fazer o que os pais te pedem", etc...
Claro que para uma criança de 5 anos, tudo isto é um pouco abstrato e portanto a memória vai deturpando as imagens com o tempo, especialmente se não houver uma  regular revisão da matéria dada. Daí que há dias, quando a ia levar à escola, tivemos este belo diálogo:
MMV - Pai, eu porto-me bem?
Eu - Às vezes filha, nem sempre te portas bem. Mas és uma boa menina...
MMV - Pois, eu tenho que ver se me porto sempre bem, porque eu quero ir para ao pé do Jesus, não quero nada ir para o pé do dinossauro...

Cá está, na cabeça da MMV, em oposição a Jesus havia algo de assustador, de que já não se lembrava bem... porque não um dinossauro?! Como toda a gente sabe, o Cretáceo tinha o Tiranossauro, o Inferno tem o Belzebussauro...

Sem comentários:

Enviar um comentário