quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O banho bom e o banho mau

Os banhos das minhas filhas são como o BES: Há o banho bom e o banho mau. E tal como no BES, o banho bom, quando analisado com cuidado, não é assim tão espetacular como isso. No banho bom, a criança até se despe rapidamente, colabora na lavagem, mas depois pode sempre acontecer alguma coisa que pode transformar o banho bom num banho mau. Se se tratar da MMN, esse momento é quando lhe tiramos o champô com o chuveiro, que geralmente a faz começar a chorar, choro esse que aguenta estoicamente até se acabar de vestir e ir para o colo da mãe, só o da mãe. Se fui eu que lhe dei banho, é porque me guarda rancor de lhe ter lavado a cabeça... se foi a mãe que lhe deu banho, deve ser porque eu a devia ter impedido de lhe lavar a cabeça, não sei.... Já se for a MMV, então há uma meríade de situações que podem levar à transformação do banho bom ao banho mau. Desde o "Entrou-me água para o olho"*, passando pelo "Puxaste-me o cabelo" ou o "Deixa-me ficar aqui mais um bocadinho a brincar" respondido com um "Hoje não temos tempo" e finalizando com o meu preferido "Cuidado com a minha ferida". Este geralmente refere-se a um corte/arranhão mal visível a olho nú, que assim que entra em contacto com a água faz a MMV gritar como se lhe estivessem a esventrar as entranhas. "Está aqui, não vês?! Dói muuuuuuuito...". Já o banho mau é parecido com o banho bom, com a diferença de que a fita começa logo antes de entrar na banheira. Acontece geralmente em dias em que a MMV já está tão cansada, que "Nem me consigo levantar para ir para a casa de banho...". Então, nós levamo-la ao colo para a casa de banho, começamos a tirar-lhe a roupa e se nos distraímos um bocadinho, damos com ela novamente na sala, meia-desnuda, deitada no chão a dizer "eu estou muito cansada para ir para a casa de banho...", mas pelos vistos não para fazer o caminho inverso. Claro que depois de arrastarmos a MMV de novo para a banheira, o banho mau é sempre acompanhado de um choro de carneiro mal morto** e do pleno: "Entrou-me água para o olho", "Puxaste-me o cabelo", "Cuidado com a minha ferida", "Está aqui, não vês?! Dói muuuuuuuito..." e, a cereja em cima do bolo, no final disto tudo: "Deixa-me ficar aqui mais um bocadinho a brincar"!!! "Mas não estavas cansada???", "Sim, mas agora apetecia-me...". Mal posso esperar por ter 85 anos, ir passar o Natal a casa da minha filha, entornar "sem querer" a sopa por cima da minha cabeça, ela ter de me dar banho e eu fazer-lhe esta fita, só para ela ver se gosta... só espero não vir a ter Alzheimer, senão ainda me esqueço. Mas para isso é que serve este blog... é para isso e para me lembrar que eu não sou nada vingativo.


* Sim, água basta, nem precisa de ser champô para haver fita...
**choro de carneiro mal morto é aquele choro que as crianças têm quando estão muito cansadas, que não é um choro forte, mas é uma moinha constante durante um longo período de tempo... tão longo que geralmente no final já nem nós nem a criança sabemos porque é que ela começou a chorar...

1 comentário: